Voltar

Blog

A todas as mulheres…

Publicado em 11/03/2020

Mais do que uma data para comemorar os direitos conquistados pelas mulheres, o dia 08 de março deve servir também como um lembrete para que nunca se deixe de lutar pela igualdade, seja ela política, social ou econômica. Vivemos em uma sociedade que evolui todos os dias, cercada por tecnologias e ideias revolucionárias, mas ao mesmo tempo, bombardeada por preconceitos cotidianos que impedem que muitas minorias consigam ter voz para se expressar, para serem livres e para exercerem sua cidadania plena.

No mês de março, gostaríamos de agradecer a mulheres de renome, que lutaram e serviram de exemplo para todas nós: Marielle Franco, Simone de Beauvoir, Marie Currie, Virgínia Woolf, Malala Yousafzai, Margaret Heafield, Amelia Earhart, Joana D’arc, Maria da Penha, Frida Kahlo, Greta Thunberg e tantas outras.

Mas também gostaríamos de agradecer a mulheres cotidianas, que em seu dia a dia enfrentam batalhas gigantescas, que muitas vezes passam despercebidas, mas que são igualmente importantes: para todas as Marias, para todas as Sônias, para todas as Júlias, para todas as Gabrielas… Para todas as mulheres. Toda luta diária é um ato de resistência!

Por isso, deixamos nossa mensagem:

Mulher, não deixe ninguém te dizer o que você pode ou não ser: seja! Lute por aquilo que acredita. Não deixe que ninguém a menospreze. Seja guerreira. Seja mãe. Não seja mãe. Seja trabalhadora. Seja dona de casa. Não seja dona de casa. Seja empreendedora. Seja sonhadora. Seja feminina. Não seja feminina. Seja amiga. Apoie outras mulheres. Lute por aquilo que acredita. Seja o que você quiser. Mulher tem desejos. Mulher tem direitos. Mulher tem opções. Mulher tem valor. Respeite.

Para os homens: não trate mulheres como inferiores ou superiores. Homens e mulheres devem conviver com igualdade. Repare em suas atitudes. Se pergunte se o que você fala ou faz é algo machista. Reconheça seus erros. Apoie a luta pelos direitos das mulheres. Piadas machistas não tem graça, se policie. Diversas atitudes são culturalmente aceitas, mas não devem mais ser toleradas se ferem uma mulher. Trate-as com igualdade e tenha respeito. Mulher tem desejos. Mulher tem direitos. Mulher tem opções. Mulher tem valor. Respeite.

Para todos: lembrem que o dia das mulheres não é só no dia 08 de março. A mulher merece ser respeitada, lembrada e reconhecida todos os dias. Mais do que agradar uma mulher no dia 08 ou no mês de março, respeite todas as mulheres todos os dias.

Sobre o Autor: Marina Kury
Assistente Jurídica
Graduanda no curso de Direito pela Faculdade da Serra Gaúcha – RS (FSG), atua na Kury Advogados no acompanhamento de processos administrativos e judiciais, elaboração de declarações e pareceres judiciais, controle de agenda e demais funções administrativas.

Comentários